terça-feira, 21 de junho de 2011

SEGREDOS PARA UM CASAMENTO DE SUCESSO

Alcançar harmonia e satisfação no casamento depende mais de pequenos gestos e atitudes cotidianas do que de um esforço fenomenal. Consultamos especialistas e casais bem sintonizados para montar um menu com o que você (e ele) devem fazer para serem felizes na vida a dois. Adote-os na sua relação já!



1. Cultivar o desejo também fora da cama
O fogo do comecinho pode até não durar a vida toda. Mas um convívio gostoso, sem brigas constantes, é mais do que meio caminho andado para manter aceso o interesse sexual. Se um casal acha tudo de bom estar junto no dia a dia, vai querer é mais na cama!
2. Um amar o outro tal como é
Especialistas não se cansam de repetir: ninguém consegue mudar o parceiro depois de trocar alianças. Pelo menos não na essência. Mas lembre-se: ceder um pouco pode ser suficiente para obter harmonia no casamento e ainda incentivar a cara-metade a fazer pequenos avanços em certa atitude.
3. Não achar que o sexo, por si só, supera qualquer diferença
Sabe o papo de que tudo se resolve na cama? Não é bem assim, diz o psiquiatra Eduardo Ferreira Santos, autor de Casamento: Missão Quase Impossível (Claridade).
4. Saber encerrar brigas
Vira e mexe alguém tem de pedir desculpa, e não deve ser sempre a mesma pessoa. Será que ele é de fato o culpado em todas as situações? Tem mais: deslizes e insultos entalados envenenam a relação. Passe uma borracha em pequenas transgressões rapidinho e poupe energia para o que realmente importa.
5. Aprender a negociar
Segundo a psicóloga Ida Kublikowski, da PUC de São Paulo, os casais de hoje perderam essa capacidade primordial para a saúde da relação. “A negociação deve levar em conta padrões e valores de ambos”, diz. Se a sua família curte promover almoços todo domingo, mas seu marido acha isso uma chatice, que tal combinar que vão só uma vez ao mês?
6. Livrar-se da bagagem
Dores de romances do passado não serão resolvidas no atual. Se não consegue esquecer um trauma, como uma traição, cogite procurar terapia.
7. Não transformar falhas de comunicação em falhas de caráter
Para o médico sexologista e terapeuta de casais João Borzino, de São Paulo, não é porque seu marido fica calado nas festas dos seus amigos que ele é um boçal. “Se está lá com você, está tudo bem.” Quando não estiver mais, ele demonstrará.
8. Não se apegar a tabus
Quem disse que todo mundo tem de seguir o mesmo script? Um casal pode decidir dormir em camas (ou até casas) separadas, ter ou não filhos... e viver muitíssimo bem.
9. Valorizar as semelhanças sem encarar as diferenças como problema
Os casais felizes ressaltam o que têm em comum (“Nós dois amamos filmes de ação”), enquanto os em crise só veem os abismos que os separam (“Poxa, eu gosto é de sair, ele não sai da frente da tevê”). Melhor ficar no meio-termo. Procure e cultive compatibilidades, mas não se chateie ou trave diante das divergências. “Para tanto, recorra ao diálogo sincero”, diz a médica Cibele Fabichak, autora de Sexo, Amor, Endorfinas & Bobagens (Novo Século).
10. Continuar a ser aquela gata de sempre
Pode soar ultrapassado, mas os especialistas lembram que muitas mulheres ainda cometem o mesmo erro: caprichar na aparência no começo da relação e relaxar depois de casada. Mantenha-se bonita — principalmente para você. Vai aumentar a autoconfiança, o que é muito sedutor.
11. Ser “nós” sem anular o “eu”
É saudável guardar certos segredos, assim como preservar seus interesses, hobbies e programas prediletos. Toda semana você almoçava com amigas? Não pare. Ele curte ir ao estádio com o primo? Que vá. “É fundamental que cada um seja o autor de sua história para construir outra em comum”, explica Cibele.
12. Sair sem o par, mas também a dois (muito!)
Cinema, shows, viagens... “Quanto mais atividades um casal fizer junto, mais próximo ficará”, diz Viviane Alves, 31 anos, casada há quatro com Paulo Alves, 33, ambos empresários.
13. E se divertir em casa também
A empresária Fernanda de Azevedo, 29, e o radialista Adriano Adoryan, 32, transformaram as séries de tevê — antigo vício dela — em programão a dois. “Até fazemos preparativos para ver cada episódio”, conta ela. “Virou um momento nosso.”
14. Quando há filhos, fazer programas sem eles
A publicitária Raquel Franzini, 32, e o engenheiro Tiago Nascimento, 31, vivem juntos há oito anos e têm uma filha de 2. “Depois que ela nasceu, nosso foco mudou e a maioria dos passeios é com a família toda”, conta Raquel. Mas o casal garante escapadas a sós recorrendo à babá ou à mãe dela. “Neste ano, até voltamos a viajar só os dois.”
15. Não sofrer quando a viagem for só de um
“Se há confiança, a distância pode fortalecer o vínculo”, defende a expert Cibele. A saudade e a expectativa do reencontro são temperos para a relação. “É bacana, depois de sete anos juntos, ainda sentir um friozinho na barriga sempre que ele está para chegar”, diz Viviane, cujo marido, Paulo, viaja muito a negócios.
16. Rir com o outro
Bom humor é afrodisíaco. Juntos há mais de quatro anos, Débora e Leandro Oliveira, uma advogada de 27 anos e um administrador de 30, garantem que recorrem ao riso o tempo todo. “Chegamos a fotografar um ao outro em situações engraçadas só para tirar sarro depois!”, conta Débora.
17. Ter memória
Papear sobre o que já viveram é útil para lembrar por que vocês estão juntos e o que os aproximou. Rever fotos incentiva tais conversas.
18. Reconhecer que casamento não é sempre 50 a 50
Tem dias em que você entrará com 90% e ele com 10%. Em outros, serão 25% seus e 75% do marido. O problema é se um sempre dá 100% e o outro nunca entra com nada. Juntos há quatro anos, a advogada Juliana Viera dos Santos, 33, e o administrador Gabriel Villa, 32, preferem nem fazer essa matemática. “Combinamos de não ter toma lá dá cá. A gente nunca diz ‘Fiz tal coisa outro dia, então você vai fazer isso hoje’”, afirma ela.
19. Ter um código secreto
Gestos com significados privados, rituais exclusivos e referências só entendidas pelos dois estimulam um sentimento de “Eu e você contra o mundo” — ótimo para fortalecer o vínculo.
20. Encarar as grandes questões
Temas cruciais, como vontade de não ter filhos, uma doença ou dívida familiar, devem ser debatidos antes de casar.
21. Entender que, inevitavelmente, a vida tem momentos duros e difíceis
E isso independe de ter ou não alguém ao lado. Ou seja, nem todo problema e toda tristeza são culpa do casamento.
22. Evitar tirar conclusões precipitadas
Já que você não pode controlar o que seu homem faz ou diz, controle a forma como reage quando ele desaponta você. Viver brigando por bobagem desgasta qualquer relação. “Se vocês estão em um restaurante se divertindo, não perca o humor só porque ele olhou o relógio”, exemplifica o terapeuta Borzino. “Ele pode apenas estar querendo saber... as horas!” Na dúvida, pergunte (sem tom de acusação).
23. Ser mais tolerante
“Não pedi para comprar suco? Por que ainda está aí parado?” Impaciência é um dos principais geradores de conflito no casamento. Entenda que as pessoas não têm o mesmo ritmo — e não é porque estão casadas que precisam passar a ter.
24. Nunca se queixar do parceiro no trabalho ou com amigos
Se há um conflito com seu marido, converse e resolva com ele.
25. Não pirar nas expectativas
O casamento não pode ser a sua única fonte de felicidade. Está aí um erro comum entre as mulheres: depositar expectativas excessivas na relação. Acontece que, se você aposta seu total de fichas em uma coisa só, o risco de frustração é maior.
26. Confiar um no outro
Casados há três anos, a professora Vivian Nogueira, 27, e o farmacêutico André Luchessi, 29, amam aventuras. Ela adora especialmente acampar e o marido, escalar. “Para acompanhá-lo, ele me deu sapatilhas. Quando vamos escalar, deixo que o André me oriente 100%. Sei que ele domina bem a técnica e está lá comigo para o que precisar. É a nossa metáfora da confiança.”
27. Entrar em acordo com assuntos de dinheiro
Não importa quem ganha mais ou se um é mais gastador do que o outro. É preciso promulgar as leis orçamentárias do casal, definindo quem paga o quê, quando e como. Ou pode haver brigas arrasadoras.
28. Nunca torrar dinheiro escondido do outro
A infidelidade financeira — quando uma parte do casal gasta uma quantia alta às escondidas — é tão destrutiva para a relação quanto outras traições, dizem terapeutas de casais e experts em finanças. Por isso, Vivian e André fazem questão de transparência nessa área. “Se um precisa de algo especial, só gasta após conversarmos”, ela conta.
29. Implantar o momento do romance
Nem que seja peciso abrir à força espaço na agenda dos dois. Afinal, as preocupações cotidianas e o corre-corre podem minar o clima de namoro. O casal Juliana e Gabriel criou o chamado “dia amish” — assim batizado em homenagem ao grupo religioso que vive isolado do resto do mundo. “A rotina atrapalha porque costumamos chegar muito cansados, aí ligamos a tevê ou o computador e acabamos não ficando juntos”, diz ela. “Foi por isso que bolamos um dia no mês em que um cozinha para o outro e eletrônicos são proibidos. Só ouvir música é permitido.”
30. Preparar pequenas surpresas
Um café na cama, um brinde ao começo do fim de semana, um presentinho fora de data.... Quem resiste a tanto mimo? “Agrados fazem parte do comportamento de conquista”, diz Ida, da PUC.
31. E fazer grandes surpresas também
O empenho do outro para criar algo especial só para você encanta. A empresária Fernanda ainda se derrete toda quando conta que ganhou do marido um passeio de balão em um Natal. “Ele foi atrás de amigos para pedir dicas, viu todos os detalhes sozinho!”
32. Ter iniciativa no sexo
“Homens são seres genitalizados e costumam ir direto ao assunto”, avisa Borzino. Assim, não espere que seu marido entenda convites sutis para o sexo, como velas espalhadas no quarto. Se ele não captar a mensagem, apenas ataque.
33. Multiplicar o repertório sexual
As transas podem ser com uma única pessoa, mas não precisam ser iguais. Quanto mais você e ele aprenderem sobre sexo e o que dá prazer a cada um, mais variado será o menu na cama. Incentive-o a agir como um explorador, vasculhando sempre cada centímetro de seu corpo e descobrindo mais zonas erógenas e formas de acariciá-la. E faça o mesmo.
34. Amar as rapidinhas
O tempo fica curto depois do casamento e, às vezes, é o que dá para fazer. Ok: o clima de desejo repentino dá um gás à autoestima dos dois!
35. Registrar seu amor — por escrito!
“Às vezes, deixo recadinhos pela casa e compro cartões românticos, só para lembrá-lo que o amo e estamos felizes juntos”, diz a compradora Vanessa Conti, 30, casada com o supervisor financeiro Gustavo Conti Ferreira, 27.
36. Investir em underwear para os dois!
“É sempre bom ter lingerie nova”, diz Vanessa, que não descuida de abastecer seu estoque — e o de underwear do marido. “Homens estão vaidosos!”
37. Repetir a lua de mel muitas vezes
“A gente viaja um fim de semana por mês”, conta a tradutora Camilla de Medeiros, casada com Lucas de Medeiros, ambos de 27 anos.
38. Domar o ciúme
“É natural ter, pois ninguém é 100% seguro”, diz Ferreira Santos. Mas não pode virar obsessão. Se você é do tipo que faz devassa no e-mail dele, a saída é o velho e bom diálogo, para expor medos.
39. Fazer só o que está a fim
Na cama e fora dela. “O que é feito por concessão vai para a ‘poupança emocional’ e, depois, surge em forma de cobrança”, diz Ferreira Santos.
40. Buscar inspiração em fontes inesperadas
Copie e cole na sua relação uma frase do presidente americano Barack Obama: “Open hearts, open minds, fair-minded words”. (Ou: corações abertos, mentes abertas, palavras imparciais e sem preconceitos). 
Fonte:Texto Lara Silbiger e Dagmar Serpa / Foto James Westman (Studio D)






Um comentário:

  1. suas dicas são muito legal. . .
    nem todo mundo tem essa coragem, de posta esse tipo de materia. . . parabens beijos ...

    ResponderExcluir

Muito Obrigada pelas opinião, elogios e criticas aqui colocadas!