segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A versão moderna dos 7 pecados capitais

Ira!

Você torce para que seu ex fique impotente.
A ira é o instinto de resposta a um ataque: seu sistema nervoso central fica mobilizado para uma reação. O aumento da frequência cardíaca e respiratória prepara o corpo. E a pupila se dilata, não para que você enxergue melhor, mas como sinal de enfrentamento.
A REMISSÃO: Se você costuma ser guiada pela ira, "busca sempre a justiça e é exigente", diz o psicólogo Luís Carlos Garcia, de São Paulo. Portanto, não deve refrear esse impulso, não. "A raiva reprimida nos impede de lutar pelo que queremos", observa Vera. Mas não precisa agir como se fosse ameaçada sempre.
Soberba!
Você não anda; desfila.
Esse pecado capital está relacionado ao instinto de preservação da espécie. Vem do ritual de acasalamento, quando um se exibe para o outro tentando provar que é melhor procriador. Na infância, também mostramos traços de vaidade. Queremos chamar a atenção e ser reconhecidos.
A REMISSÃO: Imagem é tudo - e, se você acredita nela, o mundo concorda. Veja, por exemplo, na paquera. Tem mais chances de conquista aquela que anda como a Gisele Bündchen. Enquanto as mulheres pensam "Ela se acha!", os homens suspiram. Se você é movida pela soberba, use-a para turbinar a autoestima! Só cuide para não alardear seus feitos e parecer arrogante.

Inveja!

Você deseja o homem da próxima, o cargo da próxima...
Trazemos uma herança dos nossos ancestrais, que precisavam lutar pela sobrevivência e, para isso, baseavam-se em experiências que deram certo. "Invejamos quem nos parece ser um modelo de excelência", diz o psicólogo Julio Peres, pesquisador do Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade do Instituto de Psiquiatria da USP e autor do livro Trauma e Superação: O Que a Psicologia, a Neurociência e a Espiritualidade Ensinam (Roca).
A REMISSÃO: "Quem é movido por essa emoção é aberta a inovações e tem senso estético mais do que aguçado", diz Vera. Por ser dona dessa grande capacidade de observação e análise, acaba escolhendo seus modelos de excelência. Se usá-los como inspiração e passar a ter foco na conquista de seus objetivos, conseguirá chegar mais longe!

Luxúria!

Você vai ao restaurante e já imagina o chef bonitão... nu.
No passado, nossa sensibilidade era muito mais ativa para que percebêssemos que caminhos nos levariam a sobreviver ou a morrer. Portanto, quando sentia-se prazer sensorial, tinha-se a certeza de que familiares tinham água e alimento, estavam seguros. Nosso conforto emocional tem raízes nisso também, mas hoje é bem mais complexo. Queremos ser desejadas!
A REMISSÃO: É o pecado preferido de quem sabe seduzir - e essa é uma habilidade importante! Precisamos encantar o cliente, a sogra, a gerente da sua conta bancária. O desafio é conseguir ser sutil e elegante para o feitiço não virar contra o feiticeiro.

Gula!

Você não devora apenas um cupcake, mas a caixa com seis.
Essa sensação tem raízes na época em que precisávamos acumular gordura para enfrentar as grandes travessias em busca de solos férteis. Ainda hoje, estudos na área da endocrinologia mostram que indivíduos ameaçados tendem a comer mais. Mas as ameaças modernas são outras: prazos, brigas com o espelho.
A REMISSÃO:Você acha que toda dificuldade se resolve diante de um prato saboroso. Faz todo o sentido! Alimentos ricos em carboidratos, por exemplo, reduzem a ansiedade e elevam o nível de serotonina - neurotransmissor responsável pelo bom humor - no corpo. Use a gula como "prêmio": você foi à academia todos os dias? Então permita-se a pizza e o sorvete no fim de semana.

Avareza!

Você não divide a conta da balada porque quase não consumiu.
Quem é que não quer ter uma vida confortável? "O homem vive em função do dinheiro, porque é a moeda que dita as regras da sociedade", analisa Magaldi. Só começa a virar um problema quando você se torna dependente disso, porque o apego faz com que se isole e não queira dividir nem mesmo suas emoções.
A REMISSÃO: "Você pensa bastante antes de agir, é criativa e visionária", define Garcia. Dá valor ao seu dinheiro, regra número 1 para conseguir manter a boa saúde financeira. Direcione essa característica para concretizar sonhos: comprar um apartamento, fazer uma viagem incrível, cursar um MBA.

Preguiça!

Você diz que vai ao aniversário da amiga, mas decide ficar em casa.
A preguiça a coloca em estado de descanso, necessário para que seu corpo se revitalize e o cérebro processe as informações recebidas. Porém, com tanta coisa para fazer, qualquer minuto passado em branco já deixa você com a sensação de fazer algo proibido.
A REMISSÃO: Segundo Garcia, se o pecado que a move é a preguiça, você tem jogo de cintura e é supergenerosa. Não à toa, está sempre à disposição dos outros. Mas não precisa se condenar por querer ter seus momentos de puro relax. Estudo feito por neurocientistas da Universidade de Nova York comprovou: repousar a mente melhora a memória. E não se trata apenas de dormir bem. Olhar o mar, relaxar no sofá ou passear com o cachorro também funciona.
 Fonte:http://nova.abril.com.br
Beijos Fada Madrinha

Um comentário:

Muito Obrigada pelas opinião, elogios e criticas aqui colocadas!